RETINOPATIA-DIABETICA-INTERNA

Retinopatia diabética é uma doença ocular que se desenvolve em pacientes portadores da Diabetes Mellitus (Tipos 1 e 2) com glicemia alterada. É uma patologia que pode levar a cegueira caso não seja feito tratamento adequado. O controle rigoroso da diabetes é fundamental para evitar a progressão da doença ocular.

O que é a retinopatia diabética?

É a complicação ocular mais frequente da Diabetes Mellitus. Devido aos altos niveis de glicemia, os vasos sanguíneos da retina ficam frágeis e rompem. Quando isso ocorre, é visto hemorragias e vazamentos de liquido na retina com consequente alteração da estrutura retiniana.

O que o paciente sente?

No início, a doença evolui sem que o paciente perceba. Os sintomas que levam o paciente a procurar o oftalmologista são:

• Distorção visual -Manchas escuras na visão;
  • Embaçamento da visão de forma rápida ou não.

Diagnóstico

O diagnóstico da retinopatia diabética é feito através do exame de mapeamento de retina. Os exames complementares, como Angiofluoresceinografia e Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e Ultrassonografia Ocular, ajudam na definição da fase da doença bem como o seu tratamento.

O tratamento para a retinopatia diabética pode ser através:

• Laser de retina
  • Aplicações de medicamentos intraoculares
  • Cirurgia

LEMBREM-SE!!!!
A melhor forma de se evitar a cegueira é a prevenção. Os exames de rotina com seu endocrinologista e oftalmologista são essenciais para controle.