O que é Glaucoma?

O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico (neuropatia óptica) acarretando perda progressiva e permanente das fibras nervosas que se originam na retina e transmitem os sinais que serão convertidos em percepção visual no cérebro. Sua evolução pode provocar perda de campo visual e cegueira irreversível, por isso a importância de ser diagnosticado e tratado precocemente.

Esta neuropatia é considerada a primeira causa de cegueira incurável e a segunda de cegueira no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Menos de 50% dos portadores não sabem que tem a doença. Estima-se que sua prevalência na população acima de 40 anos é aproximadamente 2%, sendo ainda maior para idades mais avançadas.

O que causa glaucoma?

E vários fatores de risco para o seu surgimento, porém o mais importante é o aumento da pressão intraocular. Outros incluem histórico familiar de glaucoma, idade, miopia ou hipermetropia elevadas, descendência negra ou asiática, antecedente de trauma ocular, diabetes, hipotensão arterial, uso prolongado de “corticoides” via oral ou tópica.

Por ser uma neuropatia de causa multifatorial, não existe um valor preciso de pressão intraocular para o desenvolvimento do glaucoma. Há indivíduos que desenvolvem a lesão do nervo óptico com pressões relativamente baixas, e outros que não a desenvolvem mesmo apresentando pressões elevadas. Lembramos que pressões intraoculares entre 8 a 20 mmHg têm menor risco de desenvolver o glaucoma.

O que o paciente percebe?

Na maioria dos casos de glaucoma, a doença é assintomática ou seja, o paciente não sente incomodo ou piora da visão, e ai está o perigo!

Quando se inicia a perda de campo visual, em estágio moderado da doença, ela geralmente é periférica e não é percebida. Perdas moderadas a severas do campo podem ser observadas pelo portador da doença através de exames atentos de sua visão periférica. No entanto, frequentemente a perda de visão não é notada até que se vivencie a “visão tubular”, quando apenas a visão central está preservada e o paciente começa a tropeçar e esbarrar em objetos, porque a percepção periférica está ausente.

Tratamento para glaucoma

Consiste em reduzir e estabilizar a pressão intraocular, objetivando impedir ou atrasar a evolução da doença. Geralmente é realizado com colírios, e em alguns casos pode ser necessário laser ou cirurgia.

Cirurgia

A cirurgia comumente é reservada àqueles pacientes que, tratados com medicamentos, não obtém uma redução pressórica necessária para o controle adequado da doença. Está cirurgia não visa a recuperação da visão e sim estabilizar a pressão intraocular.